28 de janeiro de 2015

Guinada em seis meses: jogadores explicam como Levir ganhou o grupo

Levir Culpi assumiu um Atlético-MG em abril de 2014 que nem de longe lembrava a equipe de Cuca, campeã da América no ano anterior. O treinador herdou o trabalho de Paulo Autuori que, sem sucesso, tentou implantar sua filosofia desde o início daquele ano. Logo de cara, Levir “herdou” uma eliminação precoce da Libertadores e, com muita personalidade, passou a bater de frente com os principais nomes do clube à época: Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli. R10 acabou deixando o Atlético-MG, enquanto Tardelli passou a ser o protagonista, depois de amargar a reserva. Em pouco tempo, o Galo voltou a ser forte e terminou o ano com o título da Copa do Brasil.
Lateral-direito titular do clube nos últimos três anos, Marcos Rocha conheceu o trabalho dos três treinadores. Na opinião dele, Levir passou a ganhar a confiança de todos a partir do momento em que não deu moleza para algumas estrelas.
- Pela maneira como chegou, foi balançando e batendo de frente com os principais jogadores. Ficamos assustados com isso, mas foi válido e mexeu com brio da equipe. E ganhou a confiança a partir do momento em que passou a jogar como na época do Cuca, de forma aguerrida, que ia para cima em busca da vitória. Aí ele ganhou nossa confiança e do torcedor também, porque havíamos saído das nossas características quando o Paulo (Autuori) havia assumido nossa equipe.
Além do estilo de trabalho, sem privilégios entre os jogadores, Marcos Rocha revelou que a sinceridade do treinador é outro ponto a favor, mesmo que em alguns momentos ele seja sincero até demais.
- É um cara bastante aberto e que escuta opiniões. Ele é muito sincero, não tem medo de falar o que pensa, e tem hora que dá algumas respostas, provoca, e ficamos um pouco ressabiados com ele. Agora já sabemos que esse é o jeito dele. Hoje em dia não o vejo somente como treinador, já que ele me ajuda na vida pessoal também, com conselhos, por tudo que aprendeu no Japão.
Marcos Rocha, lateral do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter