Hospitalar (SCIH), do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), promoveu entre os dias 11 a 15 de maio a Semana de Higienização das mãos e do Controle de Infecções Hospitalares, em comemoração aos dias 5 e 15 de maio: Dia Mundial da Higiene das Mãos e Dia Nacional do Controle de Infecções Hospitalares, respectivamente.
Durante a campanha foram apresentados cartazes informativos sobre a importância da higienização das mãos, vídeos (sessão cinema) e atividade interativa que envolveu a participação de colaboradores para realizarem a técnica correta de higienização das mãos.
O colaborador que aceitava o desafio utilizava um álcool líquido fluorescente nas mãos e as colocavam em exposição à luz negra dentro da caixa reveladora. A luminosidade presente nas mãos demonstrava as áreas que foram cobertas pelo álcool (higienizadas adequadamente). Os pontos sem luminosidade evidenciaram as áreas que não foram “higienizadas” adequadamente.
De acordo com a enfermeira do SCIH, Natália Cruz, a caixa reveladora foi destaque neste evento. “Por meio desta atividade foi possível visualizar as áreas das mãos que não foram bem higienizadas após a realização da fricção antisséptica das mãos com o álcool. Esta atividade interativa contribuiu para sensibilizar os colaboradores sobre a importância do cumprimento de todas as etapas da técnica da higienização das mãos, que envolve o dorso das mãos, entre os dedos, o polegar, as unhas e os punhos.
Na ocasião foi reforçado junto aos colaboradores os 5 momentos para a higienizar as mãos: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco da exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.
“Acreditamos que o evento teve o objetivo alcançado, o de conscientizar os colaboradores sobre a importância da prática contínua de higienização das mãos. Um gesto simples, rápido, barato e muito eficiente para a prevenção de doenças”, completa Natália Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário