25 de junho de 2015

Reage Itabira entra para o Fórum Permanente da Acita e conhece planos de ação


Membros do Movimento Reage Itabira participaram na noite dessa quarta-feira, 24 de junho, da reunião do Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação de Itabira, liderado pela Acita. Na ocasião, Eugênio de Andrade Müller, um dos coordenadores do fórum, apresentou a eles os principais objetivos do grupo e destacou a construção de um Parque Tecnológico e Científico para abrigar empresas em Itabira, como uma das principais propostas de diversificação econômica municipal.
A integração do Reage Itabira no Fórum Permanente foi bem recebida pelo coordenador e também pelo presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia Matos. Durante o encontro o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza, falou em nome do Reage Itabira e agradeceu a oportunidade de integração nas discussões.
Durante sua apresentação, Eugênio Müller ressaltou que uma das principais tarefas é oferecer ao município um ambiente capaz de abrigar empresas que não dependam da principal fonte econômica atual: o minério. Com a construção de um Parque Tecnológico, a expectativa é que empresas “mais saudáveis” se instalem no município.
“Nós temos um projeto que anexa a Unifei à ideia de um parque tecnológico, que é um conjunto de empresas de ponta, de empresas que vêm sem poluição, que vão utilizar mão de obra especializada, vão gerar receita em grande escala. É um tipo de empresa diferente, porque pretendemos transformar Itabira em um território atrativo para este tipo de empreendimento. É um desafio porque a cidade toda precisa ser mudada, não vamos conseguir atrair isso da noite para o dia, por isso que é importante a participação da sociedade”, destacou ele.
Para Paulo Soares, a integração do Reage Itabira nas discussões de diversificação econômica é uma soma de forças. Na opinião do sindicalista, é importante que a sociedade se una cada vez mais para debater ideias e executar projetos que vão permitir a independência da Vale.
“Temos a compreensão da importância de discutir estes assuntos, mas dentro de um aspecto lógico. Foi muito rica a apresentação da Acita, é um bom projeto, foi discutido com todas as entidades e essas discussões, de buscar alternativas, será o carro chefe para as discussões políticas do ano que vem, há a necessidade das pessoas conhecerem este projeto para fazer compromisso para os itabiranos. Então, o Movimento veio colaborar, veio com cidadãos preocupados e eu acho que essa discussão não é de classe, é uma discussão de necessidade, por isso que nós estamos aqui”, destacou Paulo Soares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter