O prefeito de Itabira, Damon de Sena, participou do fórum “Monlevade em Foco: os próximos 50 anos”. O encontro foi promovido pela Câmara de João Monlevade e aconteceu nessa terça-feira, 30 de setembro. O objetivo do evento foi discutir problemas comuns aos dois municípios: a infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade.
O tema foi apresentado pelo engenheiro, professor e secretário-executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), Eduardo Quaresma. “Infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade são problemas crônicos das cidades brasileiras. Temos que criar a cultura do planejamento estratégico. Infraestrutura envolve várias áreas, como saúde e educação, por exemplo. É importante que se trabalhe em conjunto para isso. Temos situações em Itabira e João Monlevade que são bons exemplos e essas duas cidades possuem importância ímpar na região. Temos que ter entendimento, diálogo e bom senso para a resolução dos problemas”, afirmou Damon.
O plano de mobilidade urbana, a necessidade de se investir em transporte público e os desafios existentes na cidade quanto à infraestrutura urbana foram abordados por Eduardo Quaresma. “Mobilidade é resultado de política pública. A solução não pode ser pensada de forma privada, deve-se pensar em todos. É necessário diminuir a necessidade de viagens motorizadas, repensar o desenho urbano, reconhecer a importância do deslocamento do pedestre, reduzir impactos ambientais da mobilidade urbana, proporcionar mobilidade às pessoas com deficiência, priorizar transporte coletivo e redes integradas”, enumerou o palestrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário