8 de novembro de 2014

Monlevade tem quase 7 mil inscritos no Enem



Estão inscritas para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em João Monlevade neste final de semana, 6.995 pessoas. As provas serão aplicadas amanhã (8) e domingo (9), em 13 escolas, segundo informou a coordenadora do Enem na cidade, Vânia Maria Bedete Bastos. 

Portadores de necessidades especiais e os sabatistas (membros de religiões que guardam os sábados e por isso só começam as provas a partir das 19h) fazem as avaliações no Centro Educacional.  Neste ano, a novidade do exame é o uso de detectores de metais. O aparelho será usado em todas as escolas.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação, ao longo de dois dias. Amanhã os candidatos realizam provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia são avaliados Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. 

As provas têm início às 13h e os portões das escolas são abertos com uma hora de antecedência. Os candidatos só poderão deixar as salas de aula após 2h do início das avaliações. Para levar o caderno de questões é necessário aguardar em sala até que faltem 30 minutos para o término da prova. 

Além de ser o principal instrumento de avaliação da qualidade do Ensino Médio, o exame é cada vez mais utilizado como forma de ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior e de ensino técnico.

Dicas

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pela realização do Enem, nos dois dias do exame, cada participante deverá portar, obrigatoriamente, uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.

Além do cartão de confirmação da inscrição, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.  Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Como o tempo de realização do Enem é extenso, recomenda-se que os inscritos levem uma garrafa com água e alimentos como bolachas e chocolates, em embalagens fechadas.

O que evitar para não ser eliminado

Algumas condutas podem eliminar o participante da realização do exame. Veja quais são elas:

- realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas

- receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante

- portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte

- portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens

- utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

- ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter