4 de novembro de 2014

Propostas do polo João Monlevade aprovadas

Na última sexta-feira, dia 31 de outubro, foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a Plenária Estadual do Parlamento Jovem. O projeto, que está em sua 11ª edição, é uma iniciativa da Assembleia em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. 

Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB), e pelos vereadores Tuquinho do Povo (PROS) e Sinval Dias (PSDB). O presidente da Câmara de Itabira, Rodrigo Diguerê (PV), também acompanhou a plenária.

Os municípios de João Monlevade e Itabira participaram desta edição do projeto, sendo Monlevade polo regional. Durante a plenária, das 15 propostas aprovadas por estudantes de 27 municípios do estado, quatro foram elaboradas pelos jovens de Monlevade e Itabira durante a Plenária Regional que ocorreu em setembro.

Os trabalhos da Plenária Estadual tiveram início no dia 29, quando os jovens participaram de oficinas de interação. No dia 30, os estudantes selecionaram as sugestões que seriam colocadas para votação na Plenária Estadual. Das 56 iniciais, compõem o documento final 15 propostas. Este documento foi entregue ao presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia, deputado André Quintão (PT), que fará os encaminhamentos necessários.

As quatro propostas apresentadas pelo polo são: capacitação de professores a cerca do Estatuto do Idoso e sua abordagem em sala de aula; criação da Secretaria Estadual do Idoso; ampliação do programa estadual Observatório do Idoso junto aos municípios e ainda a implantação de forma gradativa de alas geriátricas nos hospitais públicos e conveniados com a administração pública, bem como a garantia de atendimento por profissionais especializados. 

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem 2014

Este ano, o tema do Parlamento Jovem foi "Envelhecimento e Qualidade de Vida". A proposta de trabalho desta edição foi dividida em três subtemas: "Direito ao envelhecimento com qualidade de vida", "Promoção da convivência intergeracional" e "Protagonismo social e político". O diferencial este ano é que além da plenária municipal, ocorreu a etapa regional.

O presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB), destacou a importância do projeto. "Essa aproximação com a população é o que queremos. O retorno de Monlevade ao projeto, e ainda como polo, foi de grande valia. Ter os jovens como parceiros na construção de políticas públicas é algo que não terminará com a finalização do projeto este ano", destacou.

Para o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), o Parlamento Jovem é um dos principais projetos de participação popular. "Não dá para construir a sociedade do futuro sem a participação de jovens idealistas como vocês. É essencial a junção da experiência dos mais vividos com o ímpeto dos mais novos", destacou. O deputado André Quintão reforçou as palavras de Diniz. "Não é um projeto para os jovens. Ele é construído com os jovens, importante para o protagonismo juvenil", resumiu.

Participaram do Parlamento Jovem de Minas 2014 os municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, João Monlevade, Itabira, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Monte Sião, Carvalhópolis, Santa Rita de Caldas, Uberaba, Conceição das Alagoas, Iturama, Uberlândia, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Capelinha, Carandaí, Espera Feliz, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, São Sebastião do Paraíso, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter