5 de dezembro de 2014

Com carnes e gasolina, IPCA sobe 0,51% em novembro e permanece acima do teto da meta

 A inflação oficial brasileira acelerou em novembro a 0,51 por cento, pressionada por alimentos e da gasolina, permanecendo acima do teto da meta em 12 meses e mantendo a nova equipe econômica sob pressão para que torne a política fiscal mais rigorosa e controle a alta dos preços.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 6,56 por cento em 12 meses até novembro, um pouco abaixo dos 6,59 por cento de outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

A meta de inflação do governo é de 4,5 por cento, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou menos. Em outubro, o IPCA havia avançado 0,42 por cento na base mensal.

O índice também acelerou em relação à sua prévia, o IPCA-15, que em novembro subiu 0,38 por cento sobre o mês anterior, chegando a 6,42 por cento em 12 meses.

Os resultados de novembro ficaram um pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, de alta de 0,54 por cento sobre o mês anterior e de 6,59 por cento em 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter