3 de dezembro de 2014

Pesquisa revela que 96% dos jovens acreditam que ainda existe muito machismo no Brasil

É quase uma unanimidade: 96% dos jovens brasileiros entre 16 e 24 anos percebem a existência do machismo em nossa sociedade. Mesmo assim, mais da metade dos entrevistados concordam com padrões de comportamento considerados machistas. Por exemplo: 51% deles defendem que a mulher tenha a sua primeira experiência sexual somente em um relacionamento sério; 41% afirmam que a mulher deve ficar com poucos homens; 38% garantem que a mulher que fica com muitos homens não serve para namorar e, difícil de acreditar, 25% dos jovens pensam que, se usar decote e saia curta, a mulher está se oferecendo. Os dados foram revelados hoje no Fórum Fale Sem Medo, promovido pelo Instituto Avon, em São Paulo.

A pesquisa também revelou algumas formas pelas quais o machismo se manifesta com força também no ambiente virtual: 59% dos homens jovens admitiram já ter recebido fotos de mulheres desconhecidas nuas pela internet – e 28% deles confessou já ter repassado a outros essas imagens. Outro dado surpreendente é que 51% das gurias já se sentiram forçadas a entregar ao parceiro a senha do celular e 46% a senha do Facebook, para ele acessar as informações pessoais.

- Tudo isso ocorre com aquela desculpa de que quem não deve não teme. A internet se tornou espaço de controle das mulheres por parte dos parceiros. Atitudes de controle na internet são a nova forma do machismo no século 21 – afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, que apresentou os resultados da pesquisa feita pela internet, com a participação de dois mil jovens das cinco regiões brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter