9 de dezembro de 2014

Sem dinheiro para leite, pais mantêm criança em hospital de BH

A família de um menino de dois anos luta para conseguir uma alimentação especial para a criança em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Recentemente, Oliver Pereira precisou passar por um procedimento de gastrostomia e tem que se alimentar por uma sonda ligada ao estômago.   

Segundo a mãe da criança, Thamara da Silva, o filho possui problemas de saúde que impedem que ele se alimente normalmente. E, por isso, ele precisa de um leite especial que custa aproximadamente R$ 114 cada lata e que pode ser introduzido na sonda.   

— Por ser uma criança especial, ele corre risco de vomitar e aspirar alimentação. Em outubro mesmo ele aspirou e teve uma pneumonia muito forte. E então eu tive que parar de alimentá-lo pela boca para não correr risco de uma nova pneumonia.  

Após o tratamento da infecção, Oliver voltou para casa com a sonda. Entretanto, por ser muito fina ela permite apenas passagem de um leite especial e, por isso, a criança perdeu 500 gramas em aproximadamente 15 dias e precisou voltar à unidade de saúde.   

Atualmente, o menino está internado no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Ele já teve alta, mas só poderá voltar para casa depois que a família conseguir as latas de leite necessárias junto à Prefeitura de Santa Luzia. Ao todo, a criança precisa de oito latas por mês.  

Ainda conforme a família, o setor de assistência social da prefeitura não recebeu o relatório médico sobre a saúde da criança atestando sobre a necessidade da alimentação especial. O caso foi enviado ao Ministério Público e a prefeitura terá um prazo de 15 dias para se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter