19 de fevereiro de 2015

Doação de sangue de grupos negativos diminui em Juiz de Fora

O hemocentro de Juiz de Fora registrou queda de 30% no estoque de doação de sangue de grupos negativos da última semana até esta quarta-feira (18). No período de carnaval, além da queda no comparecimento de doadores, a demanda cresce. Na Quarta-feira de Cinzas, a unidade costuma funcionar depois das 12h, mas o funcionamento foi em período integral para tentar captar o maior número possível de doadores.

O ideal é que 160 voluntários doem sangue diariamente, mas o número dificilmente é atingido. Segundo a psicóloga da unidade, Débora Carvalho, o aumento da demanda é motivada por acidentes e outras ocorrências. "Infelizmente nós temos muitos homicídios, atropelamentos e acidentes nas estradas, então automaticamente o consumo é maior", afirmou.

Uma das medidas utilizadas pela instituição para suprir a carência é a convocação de doadores. O comerciante Vinícius Brandi foi um deles. "Essa semana eu recebi a ligação deles pedindo para fazer uma doação porque estavam com uma baixa. Sempre que posso estou ajudando", comentou.

Informações sobre doações de sangue e orientações aos interessados estão disponíveis no site do Hemominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter