10 de fevereiro de 2015

Mutirões recolhem caminhões de inservíveis em bairros infestados




O combate ao mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya em Itabira não para. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mutirões nos bairros que apresentaram maior percentual no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa). Os agentes de Combate a Endemias já passaram pelos bairros São Marcos, Barreiro, Chapada, Ribeira e Estação Rodoviária. Até o momento, foram recolhidos 14 caminhões de materiais recicláveis e inservíveis e eliminados 83 focos do mosquito da dengue.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia Souza Duarte, os resultados obtidos durante os mutirões foram excelentes. “Os moradores realmente têm colaborado, colocando lixo e entulho para serem recolhidos e isso é satisfatório, pois mostra que estão se conscientizando”, comentou.

Nesta semana, haverá mutirão no bairro Abóboras. Segundo o cronograma da SMS, a ação também acontecerá no Campestre (19/2), Clóvis Alvim I (23/2), Santa Ruth (2/3) e Área Verde (9/3). Os mutirões contam com a parceria da Secretaria Municipal de Obras (SMO) e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).
Risco de surto.

O Liraa realizado em janeiro diagnosticou que o município apresenta um índice médio de infestação de 4,8%, considerado de alto risco. Os principais criadouros estão em caixas d ́água, vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais.

Os dez bairros com maiores índices são:
São Marcos (22,72%),
Barreiro (22,22%),
Ribeira (22,02%),
Chapada (20%),
Estação Rodoviária (18,18%),
Abóboras e Campestre (15,38%),
Clóvis Alvim I (14,28%),
João XXIII (12,90%)
Santa Ruth (12%).

ASCOM PMI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter