O assunto é tão sério que em alguns países como a Inglaterra dirigir e falar ao celular pode dar até cadeia. E não adianta usar o viva voz, pois segundo estudos realizados na Universidade de Utah, nos EUA o número de acidentes com o uso de celular ao volante deve crescer já que as distrações cognitivas tiram o foco do motorista, causando no condutor a diminuição na percepção e aumento no tempo de reação em relação aos outros integrantes da via. A pesquisa foi realizada com a colocação de sensores que mediam movimentos e funções do corpo humano quando realizando funções diversas.
Num outro estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisas de Transporte de Berkishire, Inglaterra, os pesquisadores afirmam que o tempo de reação de quem dirige ao celular pode ser pior do que o de motoristas alcoolizados. Com o uso do celular leva-se meio segundo a mais para reagir do que nas condições corretas. Em relação a alguém que dirige alcoolizado, o tempo de reação de quem usa o celular ao volante é 30 % maior. Em pesquisas realizadas no Reino Unido, cerca de 40 % dos motoristas entrevistados admitiram que usam o aparelho enquanto dirigem.
Diante destes fatos fica evidente que usar o celular enquanto dirige é um comportamento de risco e que esperar um pouquinho para atender aquela ligação ou responder aquela mensagem estando em segurança, fora do volante, é um excelente negócio para a saúde!
Punição
A infração está prevista no artigo 252 do código de trânsito brasileiro, dirigir utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é infração média, punida com multa de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira nacional de habilitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário