O projeto Meninos de Minas iniciou as atividades de 2015 com a realização de um sonho há muito acalentado: a formação de monitores para o projeto. Superando a proposta inicial de realizar oficinas de musicalização e construção de instrumentos musicais com material reciclado, o Meninos de Minas desenvolveu uma metodologia para capacitar jovens participantes do projeto para serem monitores e futuros arte-educadores.
“Devido ao crescimento do projeto em Itabira e de novas possibilidades, inclusive em outras cidades e no exterior, detectamos a necessidade de novas capacitações. Decidimos formar profissionais com metodologia própria, com os valores do Meninos de Minas. Além disso, o projeto também prima por dar oportunidade para que os participantes tenham na música e na arte não só uma paixão, mas uma futura profissão”.
Treze jovens participaram de duas semanas de trabalho, com conteúdo teórico e atividades práticas. No encerramento, que ocorreu nesta última terça-feira, dia 3, os Meninos de Minas participaram de um “workshop” com Cláudia Assis e Dayane Alcântara, ex-integrantes do Família Alcântara Coral, de João Monlevade, que trouxeram história, motivação, emoção e técnica para os Meninos de Minas. Uma parceria que está só começando.
O encerramento da primeira etapa do curso de formação de monitores contou também com a presença de alguns familiares e de outros componentes de Grupo de Apresentações Meninos de Minas. “Estou encantada!”, disse Arlene Rosa Santos Pinto, mãe de Karoline Márcia Pinto, uma das participantes deste curso.
As atividades terão continuidade com encontros mensais de reciclagem, para que Itabira e o Meninos de Minas possam ter jovens profissionais cada vez mais capacitados, apaixonados e comprometidos com a música mineira de raiz. O projeto Meninos de Minas é empreendido pelo Grupo 4º Plano de Cultura e conta com o patrocínio da Prefeitura de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade e Vale. Todas as atividades são gratuitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário