28 de abril de 2015

Prefeitura constrói 19 pontes e bueiros na região rural de Itabira

Para garantir a travessia segura de pedestres e motoristas, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), construiu novas pontes nas localidades rurais do município. Cinco delas foram concluídas no ano passado e entregues à população, representando um investimento de R$ 922.953,76.
De acordo com a SMO, as pontes mistas de aço e concreto foram construídas nas localidades do Engenho, Andaime (Bateias), Padres (Gatos) e Quilombo (Oliveira Castro). Elas têm elevada capacidade de carga e são de rápida montagem, inclusive em locais de difícil acesso. Durante a construção, foram utilizadas vigas longitudinais e transversais de aço.
“A melhoria dos acessos na região rural foi solicitada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena. As pontes mistas combinam as qualidades estruturais do aço e do concreto. São ainda mais baratas quando comparadas às construções de pontes de concreto convencionais, além de mais leves”, explicou o secretário municipal de Obras, Sebastião Lourenço Ayres. Também foi construída uma ponte de madeira na estrada de acesso à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e à central de transbordo, no distrito de Ipoema. A SMO reformou ainda, com mão de obra própria, a ponte existente em um acesso secundário da estrada Itabira/ Nova Era, na localidade do Laboreaux.
A Prefeitura também está concluindo a implantação de 14 bueiros com tubo lenticular corrugado: estas estruturas metálicas substituem as antigas pontes de madeira e manilhas de concreto. Nesta ação, o Município investiu R$ 461.930,83. Os tubos fabricados com aço de alta eficiência e resistência estrutural são utilizados geralmente na construção de galerias, canalização de córregos e rios, drenagem pluvial, entre outras aplicações.
Os locais beneficiados foram: Baixada Grande (região do Barreiro); Capoeirão (região de Candidópolis); Olhos D’Água (região de Bateias); Santa Cruz; Vista Alegre; Turvo; estrada de acesso à rampa de voo livre (Ribeirão São José); Cubango; Campo de Gordura; Baixada dos Carros e Córrego Comprido (região do Cutucum), Serra dos Linhares; Salgado e Angico (região de Senhora do Carmo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter