13 de maio de 2015

Fotógrafo brasileiro preso na Síria chega a SP e diz que quer voltar



O fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim, que trabalhava fazendo a cobertura do conflito na Síria e foi preso semana passada na fronteira do país com a Turquia, chegou na manhã desta quarta-feira em São Paulo. Chaim foi deportado depois de ficar detido por mais de uma semana com outros dois fotógrafos.
Chaim foi preso no dia último dia 5 após passar 30 dias em Kobani para fotografar o conflito sírio. Ele tentava atravessar ilegalmente a fronteira, que está fechada há cerca de dois meses, para Turquia e foi detido pelo Exército turco.
O fotógrafo foi interrogado por cerca de 14 horas pelo Exército turco, que queria informações sobre sua passagem por Kobani. Ele ficou detido cinco dias em Saliunfa e depois foi transferido para Ancara, onde dividiu a cela com cerca de 30 integrantes do Estado Islâmico (EI).
— Fiquei 40 horas sem dormir, fui brutalmente interrogado e ficamos sem acesso a celular, mas ninguém tocou em mim. Quando fomos transferidos para Ancara, fizemos exames de corpo delito, confiscaram nossos equipamentos, roupas e na hora que entrei, perguntei onde poderia dormir para um grupo que me contou que era do Irã e pediu para eu tomar cuidado com o grupo islâmico — contou Chaim.
Um dos homens do EI chegou a fazer um sinal de corte no pescoço para o fotógrafo na cela. A simpatia dos iranianos pelo Brasil, sobretudo pelo futebol brasileiro, garantiu a segurança de Chaim na cela, que tinha ao todo cerca de 100 pessoas em 80 metros quadrados, entre crianças e adultos, todos presos na fronteira.
— Foi terrível. No segundo dia, depois que os iranianos falaram que iriam me proteger, um dos islâmicos fez assim pra mim (mostrou o sinal da faca no pescoço) e ficamos com medo. Principalmente na hora de dormir, de sermos atacados, porque já tinha acontecido uma briga uma semana antes da gente chegar. Mas os iranianos sempre nos deixaram mais tranquilos.
Chaim contou com a ajuda da Embaixada do Brasil para deixar Istambul, de onde foi deportado na terça-feira. Inicialmente, ele sairia da capital turca mas foi aconselhado pela Embaixada a deixar o país o mais rápido possível a partir de Ancara.
— Peguei um voo com escala em Munique e chegando lá, fui recebido pela policia na porta do avião. Eles foram avisados de que havia dois deportados da Síria suspeitos de terrorismo no voo. Levaram a gente para uma sala especial e fizeram uma série de perguntas, expliquei que era fotógrafo, mostrei meus trabalhos no site da CNN sobre a Síria e fui liberado.
PUBLICIDADE

Chaim é fotografo freelancer e tem trabalhos publicados sobre a guerra civil na Síria em diversos veículos internacionais, entre eles um documentário feito com drone para a CNN.
— Agora vou pra casa, descansar e preparar minha próxima viagem no mês que vem. Essa prisão na Turquia interrompeu totalmente meus planos. Meu plano era siar de Kobani e ir pra Aleppo. Vou tentar entrar por outro país. Se você não vai, ninguém fica sabendo, alguém tem que mostrar esse conflito.
Chaim cobre o conflito na região ha três anos e disse nunca ter precisado atravessar uma fronteira ilegalmente. Essa foi a primeira vez, já que não há como chegar em Kobani de outra maneira
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter