19 de maio de 2015

Pacientes correm risco de morte por falta de bolsas de sangue em Teresina


Faltam bolsas de sangue em todos os hospitais de Teresina e muitos pacientes correm risco de morte por causa da situação. O alerta foi feito por médicos e familiares dos pacientes internados que precisam do líquido para continuar o tratamento. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) os estoques estão reduzidos.

No Hospital São Marcos, muitas crianças estão com o tratamento em atraso por causa do baixo estoque. De acordo com a assistente administrativo do hospital, Solange Sá, diariamente são necessárias no mínimo 60 bolsas. Preocupada com a situação, ela faz um apelo para a sociedade.

"Plaquetas e sangue nós não estamos tendo. Então nós queríamos que a população se sensibilizasse. Os outros hospitais também estão adiando procedimentos cirúrgicos por falta de sangue. Queríamos pedir para a população ir ao Hemopi e fazer a doação", disse Solange.

No Hospital de Urgência de Teresina (HUT) algumas cirurgias também estão sendo adiadas por causa do mesmo problema. A unidade precisa de uma média de 50 bolsas por dia e atualmente tem recebido bem menos que isso. Segundo a direção do hospital, a saída tem sido priorizar casos mais graves.

"Nós estamos dando preferencia a operar aqueles pacientes que não dependem de sangue. E operamos com sangue aqueles que não tem como adiar", informou o diretor Gilberto Albuquerque.

Segundo o Hemopi, nos últimos 15 dias houve uma redução de quase 20% nas doações. O motivo apontado tem sido o número maior de feriados e o surto de viroses que atingiu Teresina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter