13 de novembro de 2014

Exército lança Sistema de Monitoramento de Fronteiras em MS

O Exército Brasileiro lança, nesta quinta-feira (13), o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). O projeto-piloto foi implantado na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Mato Grosso do Sul, e o primeiro centro de monitoramento foi construído em Dourados, cidade localizada a 214 km da capital e a 100 quilômetros de Ponta Porã, município que fica na fronteira do Brasil com o Paraguai.

O Brasil possui mais de 600 quilômetros de faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia. O objetivo do Sisfron é o combate aos crimes na região, como tráfico de drogas, tráfico de armas, roubo de veículos e contrabando.

O projeto começou em 2011 e a expectativa do Exército Brasileiro é que, em um prazo de 10 anos, o sistema esteja implantado e esteja em funcionamento nos 16,8 mil quilômetros de faixa de fronteira em 11 estados do país.

O investimento previsto para a implantação do Sisfron é de R$ 12 bilhões, segundo informações do Exército.

O Sisfron foi criado a partir do decreto que institui o Plano Estratégico de Fronteiras, de 2011, e é baseado em três eixos: projeto de sensoriamento e apoio à decisão (área de tecnologia), obras e infraestrutura, e projetos de apoio e atuação. Só na área de tecnologia para monitoramento das fronteiras a estimativa é que sejam investidos R$ 5,93 bilhões até 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter