7 de novembro de 2014

UFMG recebe acervo de escritora mineira que marcou a literatura brasileira


Carolina de Jesus marcou a literatura brasileira com o livro Quarto de despejo
A mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) tinha tudo para ter uma existência infeliz. Era pobre, foi mãe solteira, morava numa favela miserável de São Paulo e sustentava a família como catadora de detritos na capital paulista. No entanto, registrava sua experiência em cadernos que recolhia nos lixos e, com o tempo, deu a seus escritos a forma de livro, Quarto de despejo. Assim que foi publicado, o volume teve excelente recepção entre leitores e críticos, tendo sido elogiado por Clarice Lispector e pelo escritor italiano Alberto Moravia. A partir daí, seu caso se tornou conhecido e gerou vários estudos, que destacavam sua condição de mulher, negra e marginalizada.

Um dos maiores pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, o historiador José Carlos Sebe Bom Meihy, doa nesta segunda-feira ao Acervo dos Escritores Mineiros, da Faculdade de Letras da UFMG, uma coleção de microfilmes com as cópias completas dos cadernos fornecidos pela família da escritora. O material é precioso. Só existem duas cópias em todo o mundo, uma pertencente à Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e outra sob a guarda da Biblioteca do Congresso dos EUA, em Washington D.C. À doação dos microfilmes soma-se uma cópia do filme alemão Favela – A vida na pobreza (1971), de Christa Gottmann-Elter, cedido à instituição mineira pelo professor Sergio Barcellos.

Para Eduardo Assis Duarte, professor de literatura da UFMG, o material tem textos inéditos de alta qualidade. Ele avalia ainda que será de grande interesse para estudiosos de história e literatura. “Não precisaremos ir ao Rio nem a Washington para pesquisar sobre a vida e obra da escritora”, registra. Além das doações, José Carlos Sebe Bom Meihy e Sergio Barcelos participam de debate sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, que contará ainda com a exibição e comentário do filme Favela.

Serviço
Carolina Maria de Jesus na UFMG
Quando: Segunda-feira (03/11) – 16h, ato de doação ao Acervo dos Escritores Mineiros, na Pró-Reitoria de Administração. Às 19h, mesa-redonda com participação de José Carlos Sebe Bom
Meihy  e Sérgio Barcelos
Onde: Auditório 1007 da Faculdade de Letras, câmpus Pampulha da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter