27 de fevereiro de 2015

Prefeitura garante equipamentos para o Conselho Tutelar do município

Atenta às necessidades de aprimorar cada vez mais as ações do Conselho Tutelar e propiciar o fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente no município, a Prefeitura de Santa Bárbara firmou convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para estruturar o Conselho Tutelar municipal.
Dados levantados em 2012, através do Cadastro Nacional dos ConselhosTutelares, demonstram que 44% dos Conselhos não possuem veículo motorizado próprio; 25% não têm telefone fixo próprio e 37% não têm sequer celular de plantão. Desse modo, o convênio firmado possibilita a entrega ao Conselho Tutelar de Santa Bárbara dos seguintes equipamentos:
• 1 (um) automóvel – Chevrolet SPIN LT;
• 5 (cinco) computadores desktop;
• 1 (uma) impressora multifuncional;
• 1 (um) refrigerador;
• 1 (um) bebedouro.
Os equipamentos serão entregues em solenidade a ser realizada nesta quinta-feira (26), às 16 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego.
A partir da instalação deste conjunto de equipamentos de uso exclusivo do Conselho Tutelar, será possível a implementação plena do sistema SIPIA Web – Sistema de Informações para Infância e Adolescência -, acessado pela internet, garantindo o fortalecimento de políticas, programas e projetos destinados para os fins de interesse social.

O sistema visa registrar e gerenciar as informações dos atendimentos realizados pelos Conselheiros Tutelares, além de proporcionar uma redução do trabalho manual de administração dos Conselhos em cerca de 30%, possibilitando mais tempo aos conselheiros para o exercício das ações de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Treinamento

Em dezembro de 2014, os Conselheiros Tutelares participaram de um treinamento, com exposição teórica e oficina prática sobre o SIPIA Web. Naquela oportunidade a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Emprego também disponibilizou aos Conselheiros uma senha de acesso e login de treinamento, possibilitando o acesso diário ao referido sistema.

Os novos equipamentos e a implementação do sistema SIPIA Web, apresenta-se como um alicerce aos atuais e futuros conselheiros, na atuação e defesa dos fins de interesse social elecandos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter