25 de fevereiro de 2015

Projeto “Educação para o Trânsito” é desenvolvido nas escolas municipais



Na tarde de segunda-feira (23), a Prefeitura de Itabira/Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou as ações desenvolvidas nas escolas municipais sobre o projeto “Educação para o Trânsito”. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), o trabalho com os estudantes visa a formação de motoristas e pedestres mais conscientes, educados e que respeitem as normas de trânsito. O encontro também marcou a abertura das atividades que serão feitas neste ano com a inclusão de novos parceiros.

Estiveram presentes o prefeito Damon Lázaro de Sena, os secretários municipais Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos (Educação), Cel. Júlio Maria Abílio Ferreira (Ordem Pública), Valquíria Pascoal de Souza Duarte (Ação Social), a subsecretária de Comunicação Social Maria da Conceição Maia Reis, o representante da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito, sargento Adão, e o representante da Polícia Militar Rodoviária, sargento Shamon.

Também participaram alunos do Colégio Municipal Professora Didi Andrade; diretores de escolas municipais e estaduais; representantes da Vale e do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito; além dos novos parceiros do projeto: Centros de Formação de Condutores, Grupo Escoteiro Padre Olímpio e clubes de serviços Lions, Rotary e Demolay.

Júlio Ferreira iniciou as apresentações ressaltando a importância de se educar as crianças para que, no futuro, sejam cidadãos de bem. “A educação no trânsito começa com nossos filhos, dentro de nossas casas. Eles se tornam vigilantes. A preocupação da Prefeitura é sempre educar por meio da prevenção e por isso é tão importante este projeto nas escolas, pois as crianças que hoje são pedestres serão os futuros motoristas da cidade”.

Luciane Santos apresentou as atividades desenvolvidas no ano passado nas escolas municipais Dona Batistina Pereira, Dona Inês Torres e Colégio Municipal Professora Didi Andrade. Os alunos puderam observar as regras de trânsito, perceber situações em que a gentileza pode melhorar a relação entre as pessoas, além de reconhecer, valorizar e respeitar o agente de trânsito. A secretária de Educação também enfatizou a importância da inclusão de novos parceiros no projeto como forma de envolver ainda mais a comunidade itabirana e ampliar os resultados do trabalho.
O projeto foi parabenizado por Damon Lázaro de Sena. Ele ressaltou que a sociedade precisa de bons exemplos e as crianças, conscientes de seus deveres no trânsito, serão multiplicadores. “Toda a equipe pedagógica é muito importante neste processo de aprendizado. Contamos com cada diretor para que cuide destes jovens como se fossem seus filhos, empenhados em um futuro melhor para a nossa cidade. É preciso investir sempre na educação e todos devem dar bons exemplos”.

O chefe do Executivo também falou sobre os projetos que a Prefeitura desenvolve para melhorar o trânsito em Itabira, entre eles, um estudo elaborado para ampliar a mobilidade no município. O prefeito disse ainda que recebeu recentemente os estudos realizados para melhorar o tráfego na praça Acrísio Alvarenga. “O projeto requer recolocação de semáforos, algumas obras de infraestrutura e mudanças de fluxo de trânsito em determinadas situações. Rever a rota de todas as linhas de transporte coletivo também está em estudo. Tudo isso não se resolve de uma só vez, mas estamos trabalhando. Contamos com todos para que tenhamos um trânsito seguro”, concluiu Damon Lázaro de Sena.

ASCOM PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter