15 de abril de 2015

Itabirano homenageia terra natal em festival de botecos de Belo Horizonte

O itabirano Doca Lage, proprietário do Bar do Doca, em Belo Horizonte, está homenageando a sua terra natal no Festival de Botecos de Raiz “Botecar”, que vai até o dia 9 de maio na capital mineira. O prato faz referência a uma figura com muitas histórias no passado do município. O nome da obra: “Zelopão ora-pro-nóbis”.
Neste ano, os participantes puderam escolher as diversas cidades de Minas Gerais para homenagear. Doca Lage, que morou em Itabira até os 15 anos de idade, explicou que o “Zelopão ora-pro-nóbis” é uma mistura de rabada, ora-pro-nóbis e angu. O nome do prato é uma homenagem ao padre José Lopes dos Santos, o Zé Lopão, ex-pároco da Matriz Nossa Senhora do Rosário e ex-diretor da Eemza.
“A palavra ora-pro-nóbis, de origem latina, significa orai por nós, que combina muito com o Padre Zé Lopão, então o homenageamos”, disse o itabirano, que também se baseou nas famílias do município para compor o prato. “Quase todas as casas de Itabira tem um pé de ora-pro-nóbis no quintal. Inclusive na minha casa tinha um pé enorme”, contou.  O prato serve de 2 a 3 pessoas e o preço é R$ 24,90.
Para contribuir com a divulgação da cidade durante o Botecar, a Prefeitura de Itabira emprestou diversas fotografias, quadros e banners ao estabelecimento. “É uma grande homenagem à cidade”, finalizou Doca.
O Bar do Doca está localizado na rua Cuiabá, no bairro Prado, em Belo Horizonte. Neste ano, mais de 50 estabelecimentos participam do Festival Botecar. A festa de encerramento ainda não tem data confirmada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter