14 de maio de 2015

Óleo no nível errado pode até fundir motor; aprenda a verificar


O óleo do motor é elemento fundamental para o bom funcionamento de um veículo. Sua função é lubrificar os componentes móveis do propulsor, a fim de reduzir o atrito e o calor gerado pelas peças, aumentando assim sua vida útil.
Se não houver quantidade suficiente de fluido para fazer esse trabalho, o motor tende a trabalhar sob temperaturas acima do recomendado, correndo o risco até de fundir. O contrário tampouco é benéfico: óleo em excesso faz aumentar a pressão interna, podendo danificar partes como as bielas.
Para evitar problemas, é preciso seguir as recomendações do manual e ficar atento para os períodos de validade indicados pela fabricante do óleo. Mas não fica nisso: o motorista deve verificar, periodicamente, os níveis presentes no reservatório do veículo.
Para preservar o motor:
- Troque o óleo e o filtro no intervalo recomendado pelo fabricante do veículo;
- Se for necessário completar o nível do lubrificante, use a mesma marca, tipo e viscosidade do que já está no motor;
- Não misture lubrificantes diferentes quando completar o nível, nem aditivos extras (devem ser colocados junto com o óleo novo) e nunca adicione óleo mineral ao sintético (ou vice-versa);
- Se o motor consome muito óleo, faça logo sua retífica;
- Observe a vareta do óleo (sentindo a viscosidade com os dedos) ou retire a tampa de óleo: a "pasta" também se aloja ali;
- Em caso de dúvida, troque o óleo. Fica bem mais barato que reformar o motor;
- Desconfie do combustível muito barato. Abasteça seu carro em postos com combustível de qualidade comprovada;
- Veículos que rodam pouco devem trocar o óleo pelo menos uma vez por ano.

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