18 de junho de 2015

Trotes atrapalham atendimentos do Samu no Sul do Rio de Janeiro

Há três anos instalado no Sul do Rio de Janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) divulgou um balanço do número de chamados na região. Segundo o levantamento, são recebidas 800 ligações todos os dias e deste total 500 são trotes ou chamadas inadequadas.
"O nosso tempo do Samu, a gente fala que é um tempo precioso. Às vezes brada ocorrências desnecessárias, que não tem tanta emergência, ou então trote", disse a técnica em enfermagem Lílian Mariana Ferreira Nogueira, que trabalha na base de Volta Redonda.
Além dos trotes, muita gente acaba ligando por outros motivos, o que compromete o tempo de toda a equipe. Por isso, os agentes pedem que, em caso de emergência, as informações sejam passadas com clareza e da forma correta.
"Quando você liga para o serviço e a gente dispensa uma equipe, colocando em risco a própria vida, chega no local e a pessoa nem está mais ou o caso não havia necessidade do envio da ambulância. Com isso a gente está ocupando essa equipe que poderia estar fazendo um atendimento de emergência", explicou o coordenador de operações, José Luiz da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter - Você é o Repórter